O que é o Coaching?

Segundo Timothy Gallwey é libertar o potencial pessoal para maximizar o seu próprio desempenho. É ajudar a aprender em vez de ensinar.
O coaching, em português treino, é efectuado por um coach (treinador). Coach é uma pessoa cuja atividade está centrada no auxilio prestado a pessoas ou organizações a desenvolver determinadas capacidades e a atingir certos objetivos.

coaching

Existem dois métodos de coaching: diretivo e não diretivo. No diretivo, o coach guia o individuo ou o grupo orientando ativamente em várias habilidades e estratégias para alcançar o sucesso. No não diretivo o coach coloca questões poderosas que levam o individuo ou grupo a encontrar as respostas ou soluções que permitirão atingir os objetivos fixados.

Existem diversos tipos de coaching, destacaremos dentre eles os seguintes:

Business Coaching: É como o nome indica o coaching utilizado nas empresas ou organizações. O coach através de métodos diretivos e não diretivos, trabalha com os empregados dos diferentes níveis da organização, orientando-os na resolução de problemas, na melhoria do desempenho e na qualidade do trabalho. Quando aplicado aos níveis mais elevados da hierarquia empresarial, como a gestores de topo, é denominado por Executive Coaching. Hoje em dia é cada vez mais frequente, ser um elemento importante na tomada de decisão na aceitação de emprego, a existência de clausula contratual a contemplar este tipo the coaching.

Life Coaching: Aqui trabalha-se no nível individual, o coach trabalha para a obtenção de uma melhoria global na vida de uma pessoa ou de alguém que pretende efetuar uma mudança significativa. O trabalho do coach é ajudar o coachee (treinado), através do coaching apropriado, a encontrar os problemas e constrangimentos existentes bem como as soluções que os resolvem. Este tipo de coaching não está limitado à vida pessoal dos coachees, exerce-se também na vida laboral. Também ajuda a pessoa a alcançar o equilibrio da vida laboral. O coaching é desenvolvido com o objectivo de encontrar soluções que respondam melhor em prol do futuro do individuo.

Career Coaching: Este tipo de coaching faz emergir os interesses e capacidades do individuo e consciencializa-o das diferentes opções de carreira que pode tomar. Pode ajudar a encontrar trabalho, mudar de carreira ou regressar ao mercado de trabalho após uma interrupção.

life_coaching

O que é Coaching pessoal?

O coaching pessoal normalmente designado por life coaching, é um dos ramos do coaching direcionado para a transformação pessoal. É o coaching das grandes mudanças e que tem por objetivo principal a realização pessoal. Neste tipo de coaching o coach ajudará o coachee a estabelecer os seus objectivos e irá orientá-lo na descoberta dos caminhos para os atingir. Por sua vez este tipo de coaching divide-se em vários ramos, consoante os objectivos a atingir, tais como: coaching financeiro, coaching para o emagrecimento, coaching para os relacionamentos, coaching desportivo, coaching do desempenho profissional, etc.
Nesta técnica o coach trabalha os constrangimentos do coachee na realização das suas necessidades. Na grande maioria dos casos estes constrangimentos são de origem emocional. A identificação das causas é um auxilio fundamental para a resolução das dificuldades, estando a superação das mesmas dependente da motivação e empenho do coachee mas também das ajudas que possa ter. Não é despropositado dizer que todos os educadores e formadores deveriam conhecer e dominar esta técnica.

Curso de coaching onde encontrar?

É muito fácil encontrar um curso de coaching, basta fazer uma pesquisa na net. Existem disponívceis os mais variados cursos inclusivé gratuítos. Há também uma oferta diversificada de cursos online. A escolha depende dos objetivos, se pretender um curso para aumentar o nível de conhecimentos ou satisfazer a sua curiosidade a sua exigência não necessita de ser a mesma de quem pretende aprender para ser um utilizador profissional.
Há varios aspetos que devem ser tidos em conta aquando da escolha de um curso de coaching. Um curso de coaching deve ser reconhecido por entidade competente na matéria e deve no final dar certificação a quem o efetuou com sucesso. Para além destas caracteristicas essenciais consideramos de muita importância a qualidade dos recursos utilizados e disponibilizados bem como a existência de níveis de aptidão. Vivemos numa era onde a alta tecnologia impera e, nesta área como em muitas outras áreas do desenvolvimento pessoal, a utilização destes recursos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Não é por acaso que grandes mestres nestas áreas recorrem e aconselham a utilização de equipamentos de biofeedback e equipamentos de estimulação audiovisual entre outros.

Que dizer sobre o Mentoring?

Há muito a dizer sobre o Mentoring o que faremos em secção própria. Mentoring pode ser visto como um ramo do Life Coaching e em português pode ser definido por: mentorado, mentoria, tutoria, etc. O mentoring distingue-se do life coaching por utilizar um especialistas na matéria da aprendizagem. É o que acontece quando um funcionário vai ser substituído e acompanha o seu substituto na execução das tarefas do posto de trabalho, dando-lhe conselhos e orientações.
O mentor é um mestre e tem a responsabilidade de transmitir a sua experiência no campo ao aprendiz. Esta atividade não tem uma duração especifica, ao contrário do coaching, está dependente do grau de complexidade das funções a executar pelo aprendiz.

Mentoring

PNL

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

A Programação Neurolinguística (PNL) foi proposta em 1973 por Richard Bandler MA em psicologia pela Lone Mountain College de San Francisco e por John Thomas Grinder, doutorado em Linguística pela Universidade da Califórnia (1972). É uma aproximação à Comunicação, Desenvolvimento Pessoal e Psicoterapia. Grinder e Bostic St Clair afirmam que “A Programação Neurolinguística é uma tecnologia de modelação cujo objeto específico é o conjunto de diferenças que fazem a diferença entre o desempenho dos gênios e dos de nível médio no mesmo campo ou atividade”. O termo “Programação Neurolinguística” refere-se a uma conexão entre os declarados processos neurológicos (“neuro”), a linguagem (“linguística”) e os padrões de comportamento que foram aprendidos através da experiência (“programação”) e podem ser organizados para alcançar objetivos específicos na vida.
Segundo os seus criadores, a PNL é capaz de resolver problemas como as fobias, depressões, desvios comportamentais, enfermidades psicossomáticas e dificuldades de aprendizagem, ajudando as pessoas a atingir patamares elevados de realização e satisfação nas suas vidas.
Eles afirmam ainda que se o padrão efetivo de comportamento de pessoas excecionais puder ser modelado, então esses padrões podem ser adquiridos por outros. Entre nós a PNL tem vindo a manifestar um crescimento contínuo existindo várias entidades a fornecer formação certificada.

Você Na Sua Melhor Versão - # 1 - Exercitando a Gratidão
Você Na Sua Melhor Versão - # 2 - Otimismo
Você Na Sua Melhor Versão - # 3 - Exercitando a Gratidão
Você Na Sua Melhor Versão - # 4 - Faxina Interior
Você Na Sua Melhor Versão - # 5 - Reconhecendo Forças

Início