Estimulação AudioVisual

A estimulação audiovisual consiste no fornecimento ao cérebro de impulsos sonoros e luminosos com intervalos de frequência de onda predeterminados e em sequências prefixadas com o objectivo de promover estados de consciência alterados. Estes estados estão relacionados directamente com o aumento da aprendizagem e do desempenho mental e físico, bem como com os sonhos lúcidos e diversas experiências de profunda concentração e/ou relaxamento.

Os intervalos de frequências específicas variam e os seus estados mentais associados são os seguintes:

BETA 30 – 13 Hz:
Estado de vigília, onde a atenção está voltada para o meio circundante/exterior. Pode incluir no seu segmento mais elevado estados inquietos e de agitação, que são especialmente indicados ao tratamento com estimulação sonora e luminosa.

ALPHA 13 – 08 Hz:
Estado relaxado, tranquilo, “de sonho acordado”. O estado de “consciência interior”. Também conhecido por “Presença”.

THETA 08 – 04 Hz:
Estado de sono leve, estado de meditação promovendo o acesso ao inconsciente, à criatividade, aprendizagem e inspiração.

DELTA 04 – 01 Hz:
Estado de sono profundo, sem sonhos; estado de transe.

A estimulação audiovisual pode facilitar o trabalho dos médicos, psicólogos, terapeutas ou qualquer profissional que trabalhe o desenvolvimento da componente física, assim como o do utilizador individual, que pretenda explorar os estados de consciência alterada, a sua expansão e a estimulação sensorial.

Esta estimulação é efectuada por máquinas vulgarmente designadas por “mind machines”. Utilizando impulsos de luz e som numa gama determinada de frequências, estas máquinas estimulam a actividade das ondas cerebrais do utilizador, levando a sua mente de um estado de vigília normal a uma panóplia variada de estados de consciência alterados.

Os equipamentos são utilizados há décadas por milhares de pessoas em todo o mundo com satisfação e sem relatos de ocorrências de danos ou desconforto permanentes. As pessoas com sensibilidade a estímulos audiovisuais devem utilizar estes equipamentos após autorização médica competente.