Obesidade

O excesso de peso e a obesidade têm-se transformado num sério problema global na última década. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (WHO), no ano de 2005 havia cerca de 1.600 milhões de adultos (+15 anos) com excesso de peso, destes 400 milhões eram obesos e pelo menos 20 milhões eram crianças com cerca de 5 anos de idade, com excesso de peso.
Os especialistas acreditam que, a manter-se esta tendência, no ano 2015, cerca de 2300 milhões de adultos terão excesso de peso e destes, mais de 700 milhões serão obesos. A escalada deste problema tem consequências muito sérias para os indivíduos e também para os sistemas de saúde dos países.

Clique na imagem abaixo para ver o video.

AlimentacaoEmocional copy

O excesso de peso e a obesidade são os principais fatores de risco para doenças crónicas como; diabetes, doenças cardiovasculares e cancro. A hipertensão, apneia do sono, doenças do fígado e da vesícula biliar estão também incluídas nas doenças mais preocupantes.
Duas causas se destacam no contributo para a obesidade. São elas a deficiente alimentação e a falta de exercício físico. Estes dois factores de vital importância na qualidade do estilo de vida das pessoas são frequentemente negligenciados e maus hábitos não trazem benefícios.
Não é nossa intenção neste tema abordarmos estes dois potenciadores da obesidade, mas sim divulgar dados e noticias diretamente relacionados com a obesidade no intuito de alertar e consciencializar. Iremos focar a nossa atenção em quatro temáticas que se nos afiguram de capital importância na diminuição deste flagelo.

Emagrecer

OBESIDADEEmagrecer é sem dúvida o objectivo primeiro de quem pretende perder peso. A obtenção de sucesso neste objetivo é um aspeto fulcral em qualquer receita dietética.
O dito comum “a cada nutricionista a sua dieta”, só por si demonstra bem o grau de complexidade deste assunto. Aqui iremos dar prioridade aos aspetos que consideramos mais importantes numa dieta, como a eficácia, o respeito pelo equilíbrio psicossomático do dietista, a evolução suave mas constante e a capacidade de se tornar um hábito a manter ao longo da vida. A obesidade infantil é outra das pedras de toque na nossa abordagem. Nunca é demais referir a habitual frase “os jovens de hoje são os homens do futuro” e a partir desse pressuposto entender a urgência da inversão da tendência atual mesmo nas camadas mais jovens deste segmento. Sendo o ser humano um animal de hábitos é pois essencial que se inicie o hábito na alimentação regrada e naturalmente equilibrada o mais cedo possível.

Obesidade Mórbida

obesidade mórbidaPela urgência que tem a sua superação para aqueles que dela padecem, a obesidade mórbida tem aqui um lugar de destaque. Focaremos a nossa atenção em divulgar tudo o que considerarmos importante, útil e pertinente na ajuda à obtenção de sucesso na reversão deste processo. A pessoa que padece de obesidade mórbida está doente e nesse sentido necessita de acompanhamento clínico especializado reconhecido. A nossa função neste assunto será informativa e sempre que possível de motivação e apoio às decisões de mudança efetuadas pelo paciente. Contribuir para uma melhor compreensão desta temática e para um melhor conhecimento das alternativas e apoios disponíveis é o nosso objetivo primeiro.

Obesidade em Portugal e no Brasil

Como último ponto temático a abordar, escolhemos divulgar os dados da evolução e novidades sobre este assunto (obesidade), em Portugal e no Brasil. Porquê a obesidade em Portugal e no Brasil? Porque estes países, são aqueles de entre os países lusófonos, onde esta temática assume aspetos de maior preocupação e urgência em reverter a evolução atual. Aqui vamos abordar aspetos relacionados com as especificidades de cada um dos países e informar sobre os acontecimentos mais úteis e marcantes destas realidades. Esperamos ter a vossa participação através de comentários que possam de alguma forma trazer à discussão novos focos de interesse, anseios, preocupações e tantas outras coisas que possam contribuir para uma melhor divulgação e interação positiva neste campo.

Obesidade
Obesidade - Alimentos que emagrecem
Vídeo explicativo sobre OBESIDADE
Anorexia e Bulimia: Como lidar com elas?
Globo Reporter - Combate à Obesidade - Completo

Início

open popup