Que diferenças existem entre o software do emwave 2 e o emWave Desktop?

As principais diferenças são as seguintes: 

1. O emWave 2 foi concebido para o uso de um único utilizador. O emWave Desktop foi concebido para múltiplos utilizadores.

2. O “Treinador de Coerência”, “As Minhas Inspirações”, O “Jogo do Jardim” e a visualização “Mãos que Curam” estão incluídos no emWave 2. O emWave Desktop inclui dois jogos e três visualizações adicionais.

3. O emWave Desktop funcionará com o emWave 2 portátil e com a combinação Módulo/Sensor. O software emWave 2 só funciona com o portátil emWave 2.

4. O emWave Desktop permite importar e exportar sessões de utilizadores de diferentes bases de dados.

5. A variabilidade do Ritmo Cardíaco, o Resultado Acumulado e o Rácio de Coerência mostrado no emWave Desktop estão incluídos no emWave 2, a única exceção é que o gráfico Power Spectrum e o Gráfico de Pulsação não estão disponíveis.

 

A Variabilidade do Ritmo Cardíaco e a sua relação com os Resultados de Coerência

O que significam os rácios de coerência baixo, médio ou alto? Como é que estes estão relacionados com a Variabilidade da Frequência Cardíaca? Existe alguma equação matemática para calcular os resultados? Como Interpreto os resultados dos rácios? (o que se segue aplica-se ao emWave Desktop PC ou Mac e PC 1.0).

Os resultados de coerência são baseados na simetria do padrão de ondas que representam a variabilidade da frequência cardíaca. O resultado baixo de coerência representa o tempo em que não existe simetria nas ondas que representam a Variabilidade da Frequência Cardíaca. O resultado médio de coerência representa o tempo em que existe alguma simetria e o resultado alto de coerência representa o tempo em que existe bastante simetria.

Se olhar para o gráfico Power Spectrum, verá três regiões coloridas. Barras azuis na região azul-escura, (no emWave PC 1.0 é castanha) à esquerda, que indica a atividade simpática. Barras azuis na região azul médio (púrpura no 1.0) à direita, que indicam a atividade parassimpática. Barras azuis na região azul clara (amarela no 1.0), que indicam a sincronização entre o simpático e o parassimpático.

Quando em baixa coerência, as barras azuis tendem a estar espalhadas por todo o gráfico, com maior incidência na zona azul-escura/castanha do gráfico, normalmente associada à atividade simpática. Ao entrar em alta coerência, as barras azuis concentram-se na região azul-clara/amarela e podem atingir uma grande amplitude. O algoritmo matemático usado para produzir os resultados de coerência não é publicado por ser de propriedade protegida.

Note que os resultados de coerência não estão muito relacionados com os parâmetros tradicionais da Variabilidade da Frequência Cardíaca, como o índice SDNN que mede principalmente a sua amplitude não o padrão das suas ondas. Se estiver interessado em gerar medições tradicionais da Variabilidade da Frequência Cardíaca, vai precisar de usar outro equipamento para gravar os dados da VFC enquanto o programa emWave PC armazena dados interpolados; o intervalo entre batidas cardíacas em milissegundos é medido a cada meio segundo.

 

As técnicas HeartMath são simplesmente tipos de relaxamento/técnicas de meditação?

Apesar das técnicas HeartMath proporcionarem muitos benefícios no corpo, mente e emoções, o IHM não considera que sejam formas de meditação devido ao seu objetivo – a experiência que nos dá – e os seus efeitos, que são bastante diferentes das práticas de relaxamento / meditação. Na verdade, meditadores experientes dizem que as técnicas HeartMath facilitam as suas experiências de meditação através do aumento do seu foco, da gestão emocional e do estado de consciência.

 

Qual o papel da respiração no processo de redução do stress?

Apesar de os exercícios respiratórios ritmados poderem ajudar a controlar a frequência cardíaca e a ter um efeito calmante em todo o organismo, a mudança de atitudes e emoções exige mais. Estudos mostram que a chave para aprender a neutralizar e contrariar os efeitos do stress é adicionar ao processo um sentimento positivo, como o apreço, cuidado e atenção pelo outro e a compaixão. Sentir emoções positivas tem um alcance muito mais amplo nos benefícios para a saúde e bem-estar do que simplesmente colocar o organismo em coerência através da respiração ritmada. Gerar sentimentos de apreço, cuidado e atenção pelo outro e compaixão, adiciona um elemento dinâmico à gestão do stress. Usar o marcador de respiração que se encontra no emWave em conjunto com as emoções positivas, ajuda a sincronizar o sistema nervoso e a criar as mudanças positivas no padrão do ritmo cardíaco que geram e mantêm a coerência necessária para o alívio do stress.

 

Que outros autores além dos ligados à HeartMath falam de HeartMath?

HeartMath é referenciada em mais de 300 livros, alguns dos quais escritos por conceituados autores de best-sellers, como Dr. Christiane Northrup, Dr Deepak Chopra, Dr. Barry Sears, PatríciaAburdene e Stephen R. Covey.

 

O que significa coerência pessoal e global?

A coerência pessoal, também conhecida por coerência psicofisiológica refere-se à sincronização dos nossos sistemas físico, mental e emocional e pode ser medida através do padrão do ritmo cardíaco. Quanto mais equilibrado e suave ele é, mais sincronizados ou coerentes estamos. Os níveis de stress baixam, os níveis de energia aumentam, o nosso cérebro e o que HeartMath chama de “cérebro do coração”, trabalham em sintonia. É um estado de clareza, compreensão e desempenho excelentes. As ferramentas e tecnologia HeartMath foram cientificamente testadas para ajudar a alcançar a coerência pessoal.

A coerência global refere-se ao bem-estar mental, físico, espiritual da maior comunidade de seres humanos, agindo em sintonia com os seus corações, uns com os outros e entre nações, em harmonia com o planeta. HeartMath acredita que a coerência em grande escala é altamente viável quando um grande número de pessoas concentra a sua inteligência do coração num objetivo comum.

 

O que significa capacitar para um modo de vida baseado no coração?

As palavras “capacitar para um modo de vida baseado no coração” que aparecem em algumas páginas web do Instituto HeartMath, com o seu logotipo e em alguma da sua literatura, essencialmente englobam a missão e a visão do Instituto, facultando ferramentas que permitem experienciar este modo de vida saudável e coerente, como se segue:

No dia-a-dia, quando todas as intenções e ações surgem a partir da sabedoria intuitiva do coração, quando se sente e age com sincero apreço, carinho e bondade para com os outros – todas as qualidades do coração – e quando se consegue observar o mundo em redor, sem julgamentos predefinidos da mente, mas sim com a compaixão do coração, então vive-se realmente a vida com o coração.

Doc Childre, fundador do Instituto, escreveu que “A vida baseada no Coração” “Ajuda-nos a aprender a viver no agora, trazendo em cada momento mais do verdadeiro eu. Ao tornar-se mais autêntico, liberta-se a segurança interior, permitindo um relacionamento com a vida com esperança e confiança acrescidas. O resultado deste processo é a crescente realização.”

 

O que é a Inteligência do coração?

A inteligência do coração é o fluxo de conhecimento, consciência e intuição que se experimenta quando se usa a mente e as emoções para o alinhamento coerente com o coração. Pode ser ativada através da prática da auto iniciação, e quanto mais se dá atenção ao que nos diz o coração, maior e mais frequente será a capacidade de acesso a esta inteligência e orientação. A inteligência do coração é baseada na organização celular e guia e faz evoluir os organismos em direção ao aumento da ordem, da consciência e da coerência dos seus sistemas.

 

O que é a Coerência e como posso aumentar a minha?

O Instituto HeartMath fala muito sobre a coerência – a coerência cardíaca, a coerência do ritmo cardíaco, a coerência fisiológica, etc. – porque o estado de coerência é tão importante para ajudar cada um de nós manter o nosso bem-estar mental, emocional, físico e espiritual. Coerência, relativamente a todo o sistema, incluindo o corpo humano, refere-se a uma ligação lógica, ordenada e harmoniosa entre as partes. Como na física, quando estamos num estado coerente, praticamente nenhuma energia é desperdiçada porque os nossos sistemas executam da melhor forma e existe sincronização entre o coração, o sistema respiratório, os ritmos da tensão arterial, os padrões da variabilidade da frequência cardíaca, etc. Quando falamos da coerência do ritmo cardíaco, referimo-nos a um padrão de ritmo cardíaco suave e regular. Entre os muitos benefícios da coerência temos a calma, bons níveis de energia, o pensamento claro e a função adequada do sistema imunológico.

Cada um de nós consegue alcançar, manter e aumentar a coerência. Um dos caminhos mais simples e rápido para atingir a coerência cardíaca é através de intencionais sentimentos positivos – compaixão, carinho, amor e outras emoções similares. Em contraste, pode-se rapidamente tornar incoerente quando se experimenta atitudes negativas, como raiva, medo e ansiedade. Um primeiro passo excelente para aprender como aumentar a coerência é através do Coherence Coach® de HeartMath, uma aplicação interativa que inclui a famosa técnica Quick Coherence® para alcançar a coerência, recentrar as emoções e libertar o stress. Depois de aprender a técnica Quick Coherence® demora apenas um minuto para a fazer. Todas as ferramentas e técnicas de HeartMath são fáceis, e uma vez aprendidas, demoram poucos minutos a executar.